top

Monografia 1997

Referência: 06/ 1997

Título: Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal – PDOT de 1996: Os Avanços e Retrocessos da Questão Ambiental e a Participação dos Principais Atores Sociais e do Governo

Autor(es): Rosalvo de Oliveira Júnior
Resumo: O objetivo geral dessa monografia é identificar e analisar, a partir das propostas dos principais atores sociais e do governo, que atuaram na discussão e apresentação de sugestões durante a tramitação do projeto-de-lei complementar do PDOT na CLDF, os avanços e retrocessos da questão ambiental contidos no texto final da lei do PDOT de 1996.
O objetivo específico dessa monografia é identificar e analisar a atuação dos principais atores sociais e do governo, a partir de suas contribuições ao plano diretor, tendo como parâmetro inicial o texto de projeto-de-lei enviado pelo governo à Câmara Legislativa do DF e como parâmetro final o texto da lei complementar aprovada – lei nº 17/96.


Referência: 05/ 1997

Título: A Ocupação do Solo no APA do Rio São Bartolomeu e sua Influência no Uso dos Recursos Hídricos locais: Um Estudo de Caso do Futuro Setor Habitacional São Bartolomeu

Autor(es): Marcelo Ribeiro Moreira
Resumo: O trabalho de pesquisa consistirá na análise, e posterior síntese, dos documentos existentes, visando a integração das informações disponíveis de acordo com os objetivos traçados. A base documental está abaixo relacionada:
- Relatório de Impacto Ambiental;
- Estudo Urbanístico do Setor Habitacional São Bartolomeu;
- Rezoneamento da APA do São Bartolomeu;
- Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal;
- Leis e Resoluções que Tratam do Tema;
- Plano Diretor de Recurso Hídricos;
- Dissertações de Mestrado e Doutorado;
- Outros documentos que se refiram à área de estudo. Foram realizadas ainda visitas a área de estudo, visando a descrição dos aspectos fisiográficos locais, importantes na definição de condicionantes ambientais à ocupação urbana empreendida pelas comunidades instaladas no local.

Referência: 04/ 1997

Título: As Possibilidades Metodológicas do Zoneamento Ecológico e Econômico na Análise da Função Abastecimento

Autor(es): Jairo Menegaz
Resumo: A presente monografia tem por objetivo debater as possibilidades potenciais de uso dos instrumentos de Zoneamento Ecológico e Econômico – ZEE, para auxiliar na definição de políticas públicas na área do abastecimento, no contexto de Brasília, tendo como referencial superior a busca do desenvolvimento sustentável, batizados pelos referenciais técnicos e políticos da agenda 21, pelo Plano de Desenvolvimento Sustentável e Solidário do atual Governo do Distrito Federal e pelas características especiais da cidade em seus aspectos físicos, geográficos e ambientais, e ainda pelas tendências evidenciadas na leitura de sua historia sócio econômica e política, e pelas diretrizes macro econômicas e tendências das políticas nacionais no contexto da globalização...”

Referência: 03/ 1997

Título: A Relação Entre Acessibilidade e Ordenamento Territorial.

Autor(es): Luiz Guilherme Vercillo
Resumo: A provisão de acessibilidade presente nos planos de desenvolvimento tem por função contribuir para o crescimento econômico regional. Tendo em vista que a presença de acesso gera impactos sociais, econômicos e políticos, além de alterações ambientais e culturais, procurou-se com essa abordagem estabelecer um quadro teórico que contenha os principais elementos presentes na relação acessibilidade e ordenamento territorial, como ponto de partida para a ampliação do conhecimento sobre suas externalidades.
Contribuindo dessa forma, para que o planejamento, com enfoque multi-setorial, atenda melhor as demandas sociais, como resultado do desenvolvimento econômico.

Referência: 02/ 1997

Título: Variabilidades Climáticas no Distrito Federal.

Autor(es): Maria do Socorro Batista Ribeiro
Resumo: O presente volume constitui uma série de importantes estudos a respeito da Climatologia de Brasília, não só pelas substanciadas informações nele contidas, mas, principalmente pelo modo que procuram enfatizar a moderna orientação metodológica da climatologia dinâmica.
Esta moderna linha de investigação pode ser perfeitamente observada no capítulo em que se estuda a Temperatura do Momento, Precipitação e Umidade Relativa em Brasília, onde chamam a atenção para o fato de que a análise estatística dos dados, fundamentam-se na variabilidade das condições climáticas , fugindo daquela visão tradicional fornecida pelo estudo das “Normais Climatológicas”, ou seja, pela análise dos valores médios de um longo período de observação, cujos resultados representam um esboço do quadro climático de Brasília, caracterizada por uma grande variabilidade.
Na verdade, a preocupação de direcionar as pesquisas climatológicas para o campo da climatologia dinâmica é uma constante ao longo deste volume, mesmo porque o clima é, em sua essência, um fenômeno dinâmico.
As análises dos dados são de grande relevância para os estudos do clima de Brasília, o que aconteceu nestas últimas décadas e a atual situação.
Nos capítulos seguintes, focalizam-se duas problemáticas, em função do clima de Brasília, em que insuficiência de chuvas decorre muito mais da irregularidade das duas décadas da: temperatura do momento, precipitação e umidade relativa.
Ao dirigir os propósitos do presente estudo para o CLIMA URBANO, no sentido de avaliar o papel da urbanização na criação de um ambiente climático especial.
Finalmente, referem-se a estudos climatológicos da cidade de Brasília, onde os processos climáticos são analisados através dos diversos fatores que atuam sobre as condições de tempo, alguns de ordem estática (meio ambiente) e outros de ordem dinâmica (urbanização), que em conjunto acaba, facilitando o entendimento dos processos climáticos que afetam a cidade de Brasília.
Desta forma, a presente publicação, abrangendo uma série de estudos gerais e locais, procurando fornecer ao leitor, aspectos importantes dos fenômenos climatológicos da cidade de Brasília, enfatizando a necessidade de se utilizar a climatologia dinâmica para melhor compreensão desses fenômenos.


Referência: 01/ 1997

Título: Meio Ambiente, Espaço e Globalização: Instrumentos Institucionais.

Autor(es): Christina Elizabeth Paes de Vasconcelos
João Brígido Becerra Lima
Resumo: Não disponível

Localize o CIORD

Links

Transparência
A página Transparência UnB reúne informações sobre administração e gestão da Fundação Universidade de Brasília.
Ceema
Centro de Estudos em Economia, Meio Ambiente e Agricultura.
Moodle
Moodle da Universidade de Brasília

bottom
to bottom

CIORD © 2013 – Todos os direitos reservados